terça-feira, 26 de junho de 2012

Almôndegas de vaca

Confesso que não é dos meus pratos favoritos mas, quando há criançada em casa, é quase obrigatório fazer, de quando em vez...

Nunca as compro feitas, pois gosto de ser eu a escolher a carne e, no talho, peço só para a picarem uma vez, para que a mesma não fique muito desfeita.

Ingredientes:

- 500 gr de carne de vaca;

- 2 cenouras;

- 1 cebola pequena;

- 1 raminho de salsa;

- sal e alho em pó, q.b.;

- 50 gr de miolo de pão;

- 50 g de queijo mozarella;

- 1 gema de ovo;

- 200 gr de polpa de tomate;

- vinho bramco, q.b.;

- vinagre, q.b.


Preparação:

Picar a cenoura, com a cebola e a salsa. Juntar a carne e uma pitada de sal. Envolver tudo muito bem.

Acrescentar o miolo de pão, previamente esfarelado e o queijo, continuando a mexer.

Por fim, juntar a gema e formar pequenas bolas, que deverão ser passadas por vinagre, para que, durante o processo de cozedura, não se desfaçam.


Refogar em azeite, mexendo de vez em quando. Quando o refogado começar a ficar seco, juntar vinho branco.

Quando as almôndegas apresentarem um ar já cozinhado, colocar a polpa de tomate, continuando a mexer até que o molho esteja apurado.




4 comentários:

  1. GOSTO MUITO ,MAS COSTUMO COMPRAR JÁ FEITAS AQUI NO TALHO PERTO DE CASA SÃO MUITO BOAS.
    AS TUAS FICARAM EXCELENTES.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Olá querida amiga !
    Realmente não me canso de dizer que desde que tenho o blog tenho aprendido várias coisas ...
    ... E agora aprendi esse teu truque do vinagre para não se desfazerem. Não sabia.
    Um grande beijinho, ficarm optimas !

    ResponderEliminar
  3. Olá Cady!!
    Eu antes detestava almôndegas. Até que as comecei a fazer em casa e mudava ingredientes e tipo de carne. E hoje em dia adoro!
    As tuas estão apetitosas e levam mozarella, gosto muito.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Essas almondegas ficaram com um aspecto delicioso :D
    Um beijinho

    ResponderEliminar