segunda-feira, 30 de abril de 2012

Queques Integrais de Limão

Inspirada na receita de "Bolo de Gengibre e Canela" da Jornalista Clara de Sousa, que se pode encontrar na página da mesma no Facebook, fiz estes mega "Queques Integrais de Limão", que têm a vantagem de não ter ovo, o que é ótimo para as pessoas com colesterol elevado ou mesmo intolerantes aos ovos e, além disso, são feitos com farinha integral, o que os torna mais "light".

Para saborear, sem ressentimentos...

Ingredientes  (para 8 mega Queques):

- 2 chávenas de farinha integral;

- 1 chávena de açucar amarelo;

- 1/2 chávena de Óleo de Girassol;

- 1 chávena de leite de soja;

- 1 colher de sopa de  canela;

- 1 colher de sopa de fermento em pó;

- raspa de 1 limão.


Preparação:

Misturar a farinha, com o açucar, o fermento, a canela e a raspa de limão (na Bimby, colocar estes ingredientes no copo e misturar 1,30 min. na vel. 1).
Juntar o óleo e bater por alguns segundos, até ficar tudo bem incorporado (na Bimby, bater 2 min., vel. 4).
Por fim deitar o leite de soja e continuar a bater até se obter uma massa homogénea (na Bimby, bater 1 min., vel. 5).

Distribuir a massa por formas de papel, previamente colocadas no interior das formas próprias para queques.

Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, cerca de 20 a 25 min.



E para os apreciadores de chá, como eu, o complemento ideal...




sexta-feira, 27 de abril de 2012

Penne com Salmão

Aqui por casa, somos bastante apreciadores de pratos de massa... Como somos uma família de "desportistas" (entenda-se por "desportista", aquele que gosta de praticar algum tipo de desporto, nas horas vagas... ir ao ginásio também está incluído!!), as refeições onde predominem os hidratos de carbono, são sempre muito desejadas...

Ingredientes (para 2 pessoas):

- 2 lombos de salmão;

- 1 cougerte;

- 1 cenoura;

- 1/2 cebola;

- 250 gr de polpa de tomate;

- 30 gr de azeite;

- 250 gr de penne;

- queijo parmesão em lascas, q.b.;

- sal, limão, pimenta e manjericão, q.b.;


Preparação:

Cortar os lombos em cubos pequenos e temperar com sal, pimenta e sumo de limão. Reservar.

Numa frigideira, colocar o azeite, a cebola cortada fininha, a courgete e a cenoura, cortadas em cubos pequenos e temperar com sal. Deixar alourar por alguns minutos. Juntar o salmão, envolvendo tudo muito bem, mas com cuidado, para que o mesmo não se desfaça. Se o refogado ficar muito seco, deitar um pouco de vinho branco. Quando o salmão estiver praticamente cozinhado, deitar a polpa de tomate, misturando com os restantes ingredientes. Quando o refogado estiver bem apurado, retirar do lume e reservar.

Cozer a massa, conforme indicações da embalagem.

Num prato, preferencialmente fundo, colocar a massa e dipor por cima o refogado do salmão com os restantes legumes. Distribuir as lascas de queijo e as folhas de manjericão (em vez do manjericão fresco, também se pode polvilhar com manjericão seco... fica igualmente bom!) e está pronto...




quinta-feira, 26 de abril de 2012

Tarteletes de Maça

O que fazer, quando se tem uma placa de massa folhada, quase, quase, a terminar o prazo de validade?!! Pode ser tanta coisa...

Desta vez e, como não havia ainda nenhuma sobremesa para o almoço do feriado do 25 de Abril, surgiu a ideia de fazer umas "Tarteletes de Maça", que são super rápidas e fáceis de fazer e ficam deliciosas... e, agradam a míúdos e graúdos, que é o mais importante!!

Ingredientes (para 6 tarteletes):

- 1 placa de massa folhada;

- 2 maças;

- compota de qualquer sabor a gosto, q.b. (eu usei de abóbora);

- mel, q.b.;

- canela em pó, q.b.


Preparação:

Cortar a placa de massa folhada em 6 retângulos, de tamanho idêntico e barrar cada um deles com a compota...



Cortar as maças em fatias finas, dispô-las em cima de cada um dos retângulos e polvilhar com canela em pó...


Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, cerca de 30 minutos.
Retirar, distribuir cerca de uma colher de sobremesa de mel por cima da maça, em cada uma das Tarteletes e levar mais 5 minutos ao forno.

E, está pronta, a nossa sobremesa!!
Pode acompanhar-se com uma bola de gelado baunilha, ou outro sabor, ou então comer simples...


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pastéis de Espinafres com Requeijão

Descobri, não há muito tempo, uma receita de pastéis de forno, do livro "Massas e Doces" da Bimby, cujo recheio é feito com atum e desde aí, já a tenho feito várias vezes, mas sempre variando o recheio.

Desta vez, foi a vez de experimentar os ditos pastéis mas, com um recheio, ao gosto vegetariano... "Pastés de Espinafres com Requeijão" e o resultado final surpreendeu-me muito, pela positiva, claro!!

Ora então, vamos lá à receita...

Ingredientes (para cerca de 10 pastéis):

- 1 receita de massa quebrada feita na Bimby;

- 180 gr de espinafres congelados;

- 85 gr Requeijão;

- 4 dentes de alho;

- 30 gr de azeite;

- sal, q.b.;

- gema de ovo, para pincelar.

Preparação:

Colocar 4 dentes de alho no copo da Bimby e picar 5 seg., vel. 6. Juntar 30 gr de azeite e refogar, 4 min., vel. colher, temp. varoma. Após este tempo, juntar os espinafres, temperar com uma pitada de sal e refogar 10 min., vel. colher, temp. varoma.

Numa tijela, misturar o requeijão, com os espinafres refogados, até obter um recheio homogéneo.

Estender a massa quebrada com um rolo, colocar para cada pastel, cerca de uma colher e meia de sobremesa de recheio. Pincelar com gema de ovo e levar ao forno, pré-aquecido a 180º C, 15 a 20 min.

Servir morno, com uma salada e/ou arroz branco.







terça-feira, 24 de abril de 2012

A Bimby!

Já tenho a minha Bimby há quase 5 anos... não posso dizer que tenha sido amor à primeira vista, que não o foi na realidade... Sempre gostei de cozinhar a "olho" logo, um robot de cozinha, no qual as receitas têm que ser efetuadas exatamente com as quantidades mencionadas, fazia-me uma certa confusão!

Aprendi a gostar, com o tempo e com as receitas que fui experimentando e hoje em dia, posso-vos dizer que me tornei inseparávél da minha amiga e não a troco por nada... utilizo-a, maioritáriamente, como acessório de cozinha, onde faço refogados, molhos, massas, iogurtes, sumos, compotas mas, também já me habituei a cozinhar alguns pratos e sobremesas... por exemplo, o arroz doce, fica divinal e não dá trabalho nenhum...

Tenho quase todos os livros que sairam até à presente data e sou assinante da Revista "Bimby", de onde retiro algumas ideias.

Para quem não a tem e esteja indeciso, aconselho a comprar... É um investimento caro mas que, a longo prazo, compensa.

Biscoitos de Canela

Quem não conhece aqueles biscoitinhos de canela que, acompanhados de uma bela chávena de chá, confortam qualquer tarde chuvosa de Inverno?! A receita não trás nada de novo a muitos de vós mas, como a fiz este fim-de-semana, para matar saudades, deixo-a aqui...

Ingredientes:

- 320 gr de farinha com fermento;

- 120 gr de manteiga;

- 70 gr de açucar;

- 1 ovo + 1 gema;

- raspa de 1/2 limão;

- 1 c. chá de sumo de limão;

- canela em pó, q.b.

Preparação:

(Na Bimby)

Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da Bimby, colocar o açucar, juntamente com o ovo e a gema e bater 2 min., vel. 4. Juntar a raspa e o sumo do limão e a manteiga e bater mais 1,30 min., vel. 4. Juntar a farinha e deixar amassar 2 min. vel. espiga. Fazer pequenas bolas, que se passam pela canela e levar ao forno, em tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 15 minutos. Deixar arrefecer.

(Modo Tradicional)

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Bater o açucar, juntamente com o ovo e a gema, até ficar cremoso. Juntar a raspa e o sumo do limão e a manteiga e continuar a bater. Juntar a farinha e amassar, até todos os ingredientes estarem bem incorporados Fazer pequenas bolas, que se passam pela canela e levar ao forno, em tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 15 minutos. Deixar arrefecer.

E voilá... aqui estão eles, prontinhos para o vosso lanche!!




segunda-feira, 23 de abril de 2012

Salada de Atum com Molho de Iogurte Grego

Nada melhor que iniciar as receitas aqui do blogue, com uma Saladinha de Atum, muito fácil de fazer e bastante apetitosa… Para um qualquer jantar de sexta-feira, no fim de uma semana de trabalho, a ter que cozinhar todos os dias e já sem grande imaginação, é perfeita…

Ingredientes (para 2 pessoas):
- 150 gr de massa fussili ou penne;
- 2 latas de atum;
- 2 tomates;
- 1 lata de milho cozido;
- 1 cenoura;
- algumas folhas verdes (por exemplo alface, rúcula);
- queijo feta, cortado aos cubos, q.b.;
- amêndoas, q.b.;
- folhas de manjericão, q.b..
Para o molho:
- 1 iogurte grego não açucarado;
- 1 colher de sopa de azeite;
- sal, pimenta e orégãos, q.b.
Coze-se a massa, conforme indicações da embalagem. Escorre-se e passa-se por água corrente, até arrefecer. Rala-se a cenoura.
Numa saladeira, juntar a massa, a cenoura, o milho escorrido, o tomate cortado aos bocadinhos, as latas de atum escorrido. Finalizar com as amêndoas, o queijo e as folhas de manjericão. Envolver.
Para o molho, misturar ao iogurte, a colher de azeite e temperar com sal fino, pimenta e orégãos. Servir o molho, à parte, consoante o gosto de cada um.




Início...

Tudo tem um início… muito antes da verdadeira decisão, tudo é delineado mentalmente… São pensados os pormenores, é dada vida às palavras, às ideias, são esculpidas formas…

A Culinária é uma paixão que praticamente nasceu comigo, uma grande paixão, confesso… Desde muito cedo que me lembro de ficar a observar a minha mãe na cozinha, horas a fio, sem sentir o tempo a passar… cada pitada que ela acrescentava, fosse de açúcar, ou fosse de sal, lá estava eu a sentir o paladar, a acrescentar uma opinião pessoal… daí até passar à ação propriamente dita, foi um pequenino pulo, o que para a minha mãe constituiu um grande salto, uma vez que ela, apesar de excelente cozinheira, nunca se perdeu de amores por tal…

Variar, utilizar ingredientes novos, misturar cores e sabores, experimentar técnicas novas, são lemas que nunca deixo de parte e que estão sempre presentes na minha cozinha… tiro ideias daqui e da li, visito alguns blogs, leio muitos livros da área, vejo programas de televisão… a tudo isto, junto o gosto pela boa comida, pelos sabores… e é assim que passo algum do meu tempo livre, pouco por sinal, pois a isto tudo, ainda acrescento um marido e duas filhotas lindas, que são as minhas cobaias e a minha grande fonte de inspiração…

É a eles que dedico este blog, esperando conseguir, senão acrescentar algo de novo, mas pelo menos trocar ideias, opiniões, técnicas… nunca de forma pretensiosa, pois sou mais uma simples peça neste vastíssimo mundo… que é a Culinária!

Vamos então dar início a esta Tertúlia…