quinta-feira, 13 de março de 2014

Granola de Aveia e Centeio com Frutos Secos

Demorei tempo até me sentir preparada a fazer a minha própria granola... talvez por preguiça, pois achava que deveria ser um processo complicado e moroso... mas, quando deitei mãos à obra... só pensei mesmo, porque não antes?!!
 
Várias tentativas, que foram melhorando ao longo do tempo, levaram-me até ao produto final...

A receita foi inspirada na da Mafalda Pinto Leite, apresentada no seu livro "Dias com Mafalda", mas com o meu toque pessoal, quer em relação aos ingredientes utilizados, como às quantidades.

Não vos consigo dar a receita certa, pois fiz tudo a olho, mas posso dizer-vos os ingredientes que utilizei:

- flocos grossos de aveia;

- flocos grossos de centeio;

- côco ralado;

- sementes de sésamo;

- sementes de abóbora;

- sementes de girassol;

- pinhões;

- amêndoas.

Depois é envolver tudo, numa mistura de óleo+água+mel e levar ao forno, cerca de 1h, com o forno a 140ºC. Ir mexendo, de vez em quando, para que toste de forma uniforme.

Ultimamente tenho utilizado a granola, como topping para as maravilhosas e reconfortantes papas de aveia que como pela manhã. Deliciousssssss! ;))

Então é assim... quem quiser arriscar e provar a minha granola, é só fazer-me uma encomenda. Ver contatos aqui no blog.
 

 
 
 

5 comentários:

  1. Querida amiga
    Adoro granola e como todos os dias no iogurte!
    Vale mesmo a pena fazer granola em casa e a tua receita ficou muito mais saudável, e certamente mais saborosa, do que aquela de compra!
    Te desejo um ótimo fim de semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  2. Olá Cady!
    Eu adoro granola caseira, adoro fazer e comer :) nem faço muitas vezes se nõa já sei que abuso!
    Mas adoro experimentar novas versões, fazer combinações de ingredientes e sementes.
    E adoro comer com iogurte, fruta, mel e canela.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Amiga,

    Já ando há imenso tempo para experimentar fazer, mas tal como tu também ainda não me senti devidamente preparada para tal ! :)
    Um destes dias vai calhar !
    Adorei a composição da tua, bem saudável e deliciosa !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Candy,
    Também adoro granola e já fiz um par de vezes. Adoro comer com iogurte grego!
    Bjinhos

    ResponderEliminar